Grandes Bolas de Fogo da Chuva de Meteoros das Taurídeas

A foto acima mostra o céu brilhando com cores róseas durante o crepúsculo nas montanhas. A imagem foi feita nos Alpes italianos, perto da vila de La Villa, em Alta Badia, no dia 14 de Novembro de 2017. Acima das luzes da vila é possível ver a constelação de Ursa Maior no horizonte norte. Mas o mais interessante na imagem é o grande meteoro registrado cruzando os céus. O registro desse meteoro foi por sorte do fotógrafo. Mas um registro parecido com esse foi relatado pelos céus europeus, e os pesquisadores conseguiram rastrear o meteoro desde a Alemanha, sendo que a sua origem é consistente com o radiante da chuva de meteoros das Taurídeas. As Taurídeas estão associadas com a poeira do Cometa Encke.

No dia 16 de Novembro outra grande bola de fogo cruzou os céus do ártico e também está relacionada com a chuva de meteoros das Taurídeas. O vídeo abaixo mostra esse registro.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap171117.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.