Um Grande DMD na Lua

Todas as pessoas têm uma história para contar, e o mesmo acontece com a Lua, onde cada pedaço tem uma história interessante para nos contar. Essa imagem acima, claramente reflete uma história de fraturamentos ocorridos na Lua, mas não possui nenhuma feição marcante o que torna difícil a sua localização. Mas nós sabemos que o material de tonalidade azulada é provavelmente materiais piroclásticos entalhados, ou seja, é o chamado depósito escuro do manto, ou do inglês DMD, e que as colinas sugerem que seja material ejetado de um evento de formação de bacia graças à sua aparência despedaçada. As lavas de mares no topo da imagem são parte do Sinus Aestuum, e o terreno ao redor é formado pelo material ejetado da Bacia Imbrium. Lisa Gaddis e seus colegas determinaram nesse belo trabalho: http://astrogeology.usgs.gov/Page/research/name/MoonPyroclasticVolcanismProject , que o depósito de DMD é um dos maiores da Lua ocupando uma área de aproximadamente 30000 quilômetros quadrados. Essa região central da Lua abriga ainda dois outros grandes DMDs perto de Rima Bode e de Sulpicius Gallus. A razão para  concentração de erupções ricas em material volátil é desconhecida. Novos dados do instrumento de mapeamento da mineralogia da Lua mostram que a composição dos depósitos de Sinus Aestuum difere dos outros dois. Os depósitos piroclásticos do Aestuum são um dos poucos lugares na Lua que possuem de forma significante o mineral magnésio alumínio. Novamente, a razão para essa localização e para a composição incomum é desconhecida. Tipos particulares de rochas não ocorrem de maneira aleatória, existe uma razão para que os grandes depósitos piroclásticos ocorram perto da região central da Lua, e por que eles são diferentes, nós só ainda não entendemos a razão para isso.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/March+9%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.