Galáxias Fornecem Pistas sobre Neutrinos

Os físicos há muito tempo sabem que os neutrinos estão entre as partículas fundamentais mais leves e mais evasivas do universo. Agora uma pesquisa de galáxias está ajudando a calcular de forma mais precisa a massa dos neutrinos. Parece que os neutrinos tem metade da massa anteriormente estimada para eles, de acordo com as análises que aparecem na revista especializada Physical Review Letters.

A massa inferior do neutrino foi estimado como o resultado de uma pesquisa tridimensional de mais de 700000 galáxias, chamada de MegaZ DR7. Embora os neutrinos sejam muito leves e interajam com a matéria ao seu redor tão raramente, eles são numerosos e podem ter um efeito significativo na evolução da distribuição da matéria no universo. As distribuições reveladas no mapa MegaZ parecem estar consistentes com o limite superior reduzido para a massa estimada dos neutrinos.

Como não vivemos em mundo perfeito existem restrições na informação fornecida pelo mapa, em parte pelo fato que existem na natureza três variedades de neutrinos (elétrons, múon, neutrino tau), cada um deles tem sua massa específica. O resultado do MegaZ só pode estimar a soma das três massas dos neutrinos. A distribuição das galáxias sugere que a massa combinada das três variedades de neutrinos é menor que 0.28 elétron volts. Embora a pesquisa não sugere um limite inferior para a massa dos neutrinos, é claro a partir da detecção de neutrinos vindos do Sol, bem como as experiências em laboratório, que os neutrinos têm no mínimo alguma massa.

Fonte:

http://www.aps.org/about/pressreleases/neutrinos.cfm

Physical Review Letters

http://physics.aps.org/articles/v3/57?referer=apshome

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.