A furadeira que é carregada pelo jipe robô Curiosity da NASA usou tanto a sua função de percussão como de rotação para criar um buraco de 2 centímetros em uma rocha de Marte e gerar cortes para serem avaliados posteriormente da primeira perfuração para coleta de amostras do jipe robô em Marte.
A completação desse mini buraco de teste em preparação para um furo completo foi confirmada nos dados de Marte recebidos no final da quarta-feira, dia 6 de Fevereiro de 2013 no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. Se o buraco no solo ao redor do furo fresco passar pela avaliação visual como sendo adequado para o processamento pelo mecanismo de manuseio de amostras do jipe robô, a equipe planeja proceder com os comandos para a realização do primeiro furo completo em Marte, nos próximos dias.
Uma imagem do furo e dos cortes ao redor produzidos pela mini furadeira pode ser encontrada on-line nesse endereço: http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16760 .
O teste foi realizado num pedaço plano, de uma rocha repleta de veios em Marte, chamada de John Klein. Os locais dos testes percussivos iniciais e da perfuração planejada para coleta de amostras também estavam na rocha John Klein. Observações pré-perfuração da rocha indicam um ou mais episódios de condições ambientais úmidas. A equipe planeja usar o laboratório de instrumentos do Curiosity para analisar as amostras pulverizadas dentro da rocha para aprender mais sobre a história ambiental desse local.
O furo completo planejado será a primeira perfuração em Marte para a realização da coleta de materiais para a análise.
Durante os dois anos de sua missão primária, os pesquisadores da NASA utilizarão 10 instrumentos científicos do Curiosity para acessar se a área de estudo na Cratera Gale em Marte já ofereceu em algum momento condições ambientais favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana.
Mais informações sobre o Curiosity, podem ser encontradas on-line nesses endereços: http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/ .
Você também pode seguir a missão do Curiosity no Facebook: http://www.facebook.com/marscuriosity ou no Twitter:
http://www.twitter.com/marscuriosity .
Fonte:
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2013-051