Fraturas Poligonais São Observadas no Material Ejetado Pela Formação da Cratera Tycho na Lua

Tycho é uma jovem e proeminente cratera raiada no lado visível da Lua. Durante o impacto que formou a cratera uma grande massa de material derretido pelo impacto foi arremessado no lado norte que resultou na geração de belos padrões de fluxo. O reservatório de material derretido está em um baixo topográfico, e à medida que ele se esfriou sua crosta superior foi fraturado gerando os padrões poligonais observados.

A imagem acima mostra um conjunto dessas fraturas poligonais preservadas. Pequenas cadeias de cavidades são também vistas em conjunto com as fraturas. Seriam essas cavidades fraturas nascentes que nunca se desenvolveram totalmente? Ou seriam tubos parcialmente colapsados por onde o material derretido fluiu? Se a última hipótese for a verdadeira esses tubos poderiam ser usados pelos astronautas para explorar o interior da Lua?

As fraturas poligonais próximos da cratera Tycho podem ser exploradas em detalhe aqui: http://wms.lroc.asu.edu/lroc_browse/view/M150598504R

A cor da topografia na imagem acima foi produzida como um dos produtos da análise estereográfica dos dados globais obtidos pela câmera WAC. A produção do Modelo Digital de Elevação global da Lua é um grande trabalho que está sendo liderado pelos membros da equipe da LROC no German Aerospace Center (DLR) em Berlin na Alemanha.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/403-Polygonal-fractures-on-Tycho-ejecta-deposits.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.