fbpx

Fraturas na Bacia Ladon Em Marte

marscracks

observatory_150105A sonda Mars Express da ESA tem observado a parte sul da cratera parcialmente soterrada de aproximadamente 440 km de largura informalmente conhecida como Bacia Ladon. As imagens, perto de onde o Vale Ladon entra na grande região de impacto revela uma grande variedade de feições, sendo uma das mais notáveis as crateras duplas de impacto interconectadas conhecidas como Sigli e Shambe, bacias essas que são cruzadas por um intenso campo de fraturas.

Essa região, imageada em 27 de Abril de 2012, pela câmera estereográfica de alta resolução a bordo da sonda Mars Express é de grande interesse para os cientistas, já que ela mostra significantes sinais de antigos lagos e rios. Tanto as crateras Holden como a Eberswalde estavam na lista final de quatro candidatas a locais de pouso para o Mars Science Laboratory da NASA com a sonda Curiosity que pousou na cratera Gale em 6 de Agosto de 2012. Mapas gerais de grande escala mostram evidências claras que vastos volumes de água já fluíram desde as terras altas do sul. Essa água cavou o Vale Ladon, eventualmente fluindo dentro da Bacia Ladon, uma antiga e grande região de impacto.

Crateras elípticas como esse exemplo de 16 km de largura são formadas quando asteroides ou cometas atingem a superfície do planeta em ângulos rasantes. Os cientistas têm sugerido que o padrão de material ejetado fluidizado indica a presença de gelo em subsuperfície que se derreteu durante o impacto. Impactos subsequentes criaram as inúmeras pequenas crateras na cobertura de material ejetado.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=5981

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo