Foto de Família

Esse pode ser a maneira mais próxima que os astrônomos vão conseguir chegar  de uma foto familiar de asteróides e cometas. Criada pela cientista planetária Emily Lakdawalla da Planetary Society, essa montagem captura cada cometa e asteróide que foi fotografado de perto por uma sonda visitante. O asteróide Lutetia com seus 132 km de comprimento, fotografado pela primeira vez no último mês aparece maior que os outros na imagem. O menor da família tem apenas 1.6 km de comprimento e se chama Dactil e orbita o asteróide Ida com seus 59 km de comprimento. Embora eles variem em composição, desde os rochosos (Ida) passando pelos congelados (cometas) até os possivelmente metálicos (Lutetia) todos esses objetos têm presenciado por eras os acontecimentos no sistema solar. A cientista responsável irá atualizar sua montagem muito em breve quando a sonda Deep Impact irá sobrevoar o cometa Hartley 2 no começo de Novembro e a sonda Stardust encontrará o cometa Tempel 1 pela segunda vez em Fevereiro próximo. Mas o alvo para o próximo verão já está definido, a sonda Dawn encontrará o o asteróide com 530 km de diâmetro Vesta, que passará então a fazer parte da turma.

Fonte:

http://news.sciencemag.org/sciencenow/2010/07/scienceshot-presenting-the-littl.html?rss=1&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.