fbpx
27 de fevereiro de 2024

Foguete Delta IV É Rolado Até a Base de Lançamento Para o Primeiro Voo de Teste da Cápsula Orion


delta_iv_liftatpad_0


observatory_150105O foguete United Launch Alliance (ULA) Delta IV Heavy para o Exploration Flight Test-1 foi rolado desde o Horizontal Integration Facility perto do Space Launch Complex 37 na noite de 30 de Setembro de 2014, e fez a rota até a base de lançamento na Cape Canaveral Air Force Station, na Flórida. O foguete foi carregado para o complexo de lançamento por um Elevating Platform Transporter.

No começo da manhã do dia seguinte, o veículo lançador que tem quase 180 pés de altura foi cuidadosamente levantado e colocado na posição vertical usando o Fixed Pad Erector e então subiu no Mobile Service Tower na base de lançamento.

“Nós temos trabalhado nesse lançamento por meses, e estamos na fase final”, disse o diretor do Kennedy Space Center Bob Cabana. “A Orion está quase completa e o foguete que irá levá-la ao espaço está na base de lançamento. Nós estamos a 64 dias de dar o próximo passo na exploração espaço profundo”.


delta_iv_arrivalatpad


Cerca de 15 engenheiros do ULA, técnicos e representantes de segurança, qualidade, e outros grupos garantiram que o veículo lançador chegasse são e salvo na base de lançamento.

“Esse é um tremendo marco e nos coloca um passo mais perto para o nosso lançamento no final desse ano”, disse Tony Taliancich, diretor das East Coast Launch Operations da ULA. “A equipe trabalhou de forma extremamente pesada para garantir que esse veículo fosse processado com a maior atenção para os detalhes com foco no sucesso da missão”.

Para essa rolagem, o Launch Services Program (LSP) da NASA participou no Component Responsible Engineer Readiness Review da ULA em Denver, Colorado, e com o Launch Vehicle On Stand Test Readiness Review no local de lançamento do ULA.

“Nós revisamos o local de lançamento processando e preparando para garantir tudo que fosse necessário para fazer com que o posicionamento na base de lançamento fosse completado”, disse Merri Anne Stowe, LSP Fleet  Systems Integration Branch. “Nós servimos com um papel de orientação para a missão EFT-1. Nós estamos aqui para ajudar somente se algo de errado acontecer”.

Enquanto que o Delta IV espera na base de lançamento, os trabalhadores se mantêm ocupados em algumas instalações do Kennedy preparando a sonda Orion para o seu voo.


delta_iv_raisetopad


No dia 11 de Setembro de 2014, a sonda Orion, construída pela empresa Lockheed Martin, foi acoplada ao seu módulo de serviço, movida do Operations and Checkout Building para o Payload Hazardous Servicing Facility. A sonda foi abastecida com amônia, hidrazina e hélio em alta pressão para o seu voo de teste em Dezembro de 2014.

A sonda foi movida para o Launch Abort System Facility em 28 de Setembro de 2014. O trabalho atualmente consiste em instalar o Launch Abort System na Orion.

O primeiro voo de teste da Orion está programado para acontecer em 4 de Dezembro de 2014. Durante a missão, a sonda viajará a 3600 milhas de altura acima da Terra e retornará a uma velocidade de 20000 milhas por hora. A sonda passará por temperaturas perto dos 4000 graus Fahrenheit. Os objetivos do voo são testar muitos dos sistemas críticos da Orion, incluindo o seu escudo de calor, o sistema de abortagem de lançamento e o sistema de paraquedas.



Uma equipe da NASA, da Lockheed Martin e da marinha norte-americana, com coordenação do Ground Systems Development and Operations Program da agência, realizará o resgate da sonda Orion, sua cobertura e o sistema de paraquedas usados depois que a sonda cair no Oceano Pacífico.

Uma nave Orion não tripulada será lançada no topo do Space Launch System da NASA no Exploration Mission 1. A sonda servirá como veículo de exploração espacial que carregará astronautas para o espaço e fornecerá a eles uma reentrada segura depois da missão no espaço profundo.

“Existem muitos trabalhos de excelência sendo feitos para se chegar nesse ponto e é animador ver o equipamento se montando na base de lançamento”, disse Stowe. “Eu estou na expectativa para ver astronautas serem lançados ao espaço, novamente do Kennedy”.



Fonte:

http://www.nasa.gov/content/delta-iv-heavy-rocket-rolls-to-launch-pad-for-orions-first-flight-test/index.html#.VC3VSfldV8E

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo