NASA SDO – Filamentos Magnéticos no Sol Entre 14 e 16 de Março de 2012

Os campos magnéticos de um par de regiões ativas são vistos conectados uns aos outros por centenas de milhares de quilômetros no vídeo acima, feito com dados obtidos pela sonda SDO da NASA entre os dia 14 e 16 de Março de 2012. Como finas videiras retorcidas as linhas de campo se esticam acima do Sol e estabelecem uma conexão com outras. Partículas carregadas estão girando ao longo das linhas de campo fazendo com que elas sejam visíveis na luz ultravioleta extrema. O material que está sendo observado aqui é o ferro ionizado aquecido a milhões de graus e mostrado no comprimento de onda de 171 Angstrom. Os arcos das linhas de campo podem ser vistos acima de cada região ativa, regiões essas que frequentemente são fontes de tempestades solares.

Crédito: NASA/SDO

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.