fbpx

Explosão De Estrela Próxima na Galáxia M101 É Detectada Por Equipe de Astrônomos


Uma equipe de astrônomos internacionais relatou a explosão da estrela mais próxima já vista nas últimas quatro décadas, oferecendo para nós uma ideia quão violenta é a morte de uma estrela.

A estrela localizada na Galáxia do Cata-Vento, a M101, localizada a aproximadamente 21 milhões de anos-luz de distância da Terra, pertence a um tipo de supernova vastamente observado chamado de Tipo 1a de supernovas ou de estrelas explosivas.

“A melhor hora para ver essa estrela moribunda será logo após o anoitecer dentro de uma semana para os moradores do hemisfério norte:, disse o astrônomo da Universidade de Oxford, Mark Sullivan. “Você precisa ir para um local longe da poluição luminosa, com um bom par de binóculos, embora pequenos telescópios sejam a melhor escolha”.

Esse Tipo 1a de explosão estelar é normalmente usado como um padrão astronômico para se definir com qual velocidade as galáxias distantes estão se afastando umas das outras, observações essas que levaram a descoberta de que o universo está se expandido de forma acelerada em 1998, fenômeno esse que agora se sabe deve-se ao efeito da energia escura que age como uma força anti-gravitacional nas vastas distâncias do universo.

“Observar uma explosão de tão perto nos permite estudar esses eventos com detalhes sem precedentes”, disse Sullivan. Os astrofísicos atualmente possuem várias incertezas sobre o mecanismo exato que dispara a formação desse tipo de supernova, pensadas como sendo resultado ou da fusão de duas estrelas gêmeas ou da captura de gás de uma estrela por outra.

Fonte:

http://content.usatoday.com/communities/sciencefair/post/2011/08/nearby-supernova-blooms-into-view/1


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .