fbpx

Espiando O Interior da Cabine da Sonda Curiosity Em Pleno Espaço

A imagem acima mostra a cabine apertada ao redor da sonda Curiosity. Tudo bem, não dá para ver muita coisa na imagem acima, mas quando a imagem acima foi feita pela câmera Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI no dia 20 de Abril de 2012, a sonda estava a uma distância de 120 milhões de quilômetros da Terra em sua rota rumo a Marte. Em outras palavras, tirando os componentes que podem ser observados e que fazem parte da sonda, todo o resto para fora da cabine é o espaço externo.

Essa imagem colorida foi planejada pela equipe que trabalha com o MSL, e foi usada para confirmar que a câmera MAHLI estava operando como deveria. Os dois pontos verdes que aparecem na imagem são reflexões das luzes LED da câmera e as partes laranjas que aparecem meio fora de foco são cabos e outras partes da sonda. A coisa prateada é um tipo de isolante que abriga os cabos.

Se essa é uma câmera que vai fazer imagens tão detalhadas do solo marciano, porque a imagem acima está tão ruim e fora de foco, e o pior, por que a equipe da NASA está feliz com isso? Bem, quando a câmera MAHLI foi desenhada para fazer imagens detalhadas do solo marciano e de rochas amostradas no solo do Planeta Vermelha foi desenvolvido um motor que é o responsável pelo foco da câmera. Mas quando ela não está em uso, por exemplo, durante os atuais 11 meses de viagens até Marte, o motor colocou as lentes de foco na posição de segurança para protege-la de qualquer dano durante o lançamento e durante toda a viagem.

Posicionada da maneira que está, a câmera MAHLI pode focar objetos que estejam a  2 cm, ou seja, menos de uma polegada, da lente, e simplesmente não existe nada dentro da cápsula.

Claro, uma vez que a Curiosity chegar em Marte e completar seu excitante e estressante pouso na superfície do Planeta Vermelho na Cratera Gale, a MAHLI com certeza fará imagens maravilhosas. Até lá vamos ter paciência e observar os testes que serão realizados para garantir o bom funcionamento de todo o equipamento.

Fonte:

http://www.universetoday.com/95049/take-a-peek-inside-curiositys-shell/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .