Especialistas do Centro de Pesquisas Ames da NASA Criam Visão Única do Lançamento do Endeavour Durante a STS-134

Especialistas em imagens financiados pelo Programa do Ônibus Espacial e localizados no Ames Research Center da NASA prepararam o vídeo abaixo por meio da fusão de aproximadamente 20000 fotografias feitas por um conjunto de seis câmeras capturando 250 imagens por segundo durante o lançamento do Endeavour para a missão STS-134 ocorrido no dia 16 de Maio de 2011. Desde sete segundos antes do lançamento até seis segundos depois as câmeras fizeram imagens simultâneas usando seis conjuntos diferentes de exposição. Essas imagens foram então processadas e combinadas nesse vídeo com o objetivo de equilibrar o brilho do motor do foguete com níveis regular de luminosidade que deixam ver o veículo espacial. O processamento digital das imagens removeu o pixel que era puramente preto e branco da imagem e substituiu com um pixel mais detalhado obtido das outras cinco imagens. Essa técnica pode ajudar a visualizar detritos caindo durante o lançamento ou dar um apoio a pesquisas envolvendo intensas fontes de luz como motores de foguetes, experimentos com plasma e motores de veículos hipersônicos.

O vídeo abaixo lado a lado mostra uma comparação entre o vídeo normal feito com uma câmera (esquerda) e o vídeo composto filmado com as seis câmeras (direita).

Fonte:

http://www.nasa.gov/topics/shuttle_station/features/sts-134_launch_photo-video.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo