fbpx

Escarpa de Quase 80 Km de Comprimento É Imageada em Alta Resolução na Superfície de Mercúrio

EN1015627633M.map

observatory_150105A imagem acima mostra uma escarpa, ou a face de um desfiladeiro que tem mais de 77 km de comprimento. Escarpas se formam quando um bloco de crosta é empurrado sobre outro, o que pode resultar do resfriamento do interior do planeta causando uma contração global. Em Mercúrio as escarpas se chamam rupes, a palavra em Latim para desfiladeiro.

A imagem acima foi adquirida como parte das observações planejadas de alta resolução. Observações planejadas são imagens feitas de pequenas áreas da superfície de Mercúrio com resoluções maiores que os tradicionais 200 metros por pixels usados no mapa base morfológico. Não é possível cobrir toda a superfície de Mercúrio com essa alta resolução, mas normalmente algumas áreas de alto interesse científico são imageadas nesse modo a cada semana.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1230

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo