fbpx
24 de fevereiro de 2024

Erupção do Vulcão Gaua

No início de Abril de 2010, a atividade no Vulcão Gaua no Arquipélago de Vanuatu aumentou. O Vanuatu Geohazards Observatory relatou que a coluna de cinzas, que apareceu primeiro em Outubro de 2009, tornou-se mais espessa e mais alta, e as bombas vulcânicas se tornaram mais freqüentes podendo ser observadas das vilas costeiras próximas ao vulcão. De acordo com a Radio New Zeland International, os governos oficiais de Vanuatu estão preparando para retirar os residentes da Ilha Gaua que estão sendo ameaçados pela cinza por gases venenosos e por deslizamentos de terra.

A espessa pluma do Vulcão Gaua está se espalhando diretamente na direção nordeste como é claramente observado nessa imagem em cor natural. Essa imagem foi obtida em 24 de Abril de 2010, pelo satélite Earth Observing -1 (EO-1) utilizando o instrumento Advanced Land Imager. A pluma espessa é mais brilhante do que as nuvens de baixa altitude ao redor dela. A vegetação é verde como no Lago Letas. A vegetação ao sul e ao oeste do vulcão como já foi atingida pela cinza vulcânica e por gases ácidos aparece como marrom acinzentado.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=43789

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo