fbpx

Equipe da NASA Responsável Por Inovações Aéreas Recebe Prêmio da Revista Aviation Magazine 2013

738757main_speed_agile_in_ntf_2661x1996_946-710

observatory_150105Desde praticamente o início dos voos motorizados, as aeronaves militares tem se beneficiado das pesquisas aeronáuticas da NASA. Voltando para 1917, a NASA ainda não era assim chamada. Ela era, na verdade o National Advisory Committee for Aeronautics, que mudou seu nome para National Aeronautics Space Administration em 1958.

O legado continua até hoje e ganha reconhecimento. Uma equipe governamental/industrial, liderada pelo Air Force Research Laboratory (AFRL), e incluindo a NASA, venceu o prestigioso prêmio Laureate Award in Aeronautics and Propulsion for the Speed Agile Powered Lift System Concept Demonstrator da revista Aviation Magazine de 2013. A ideia por trás do programa é desenhar a próxima geração de nave de mobilidade tática que poderia dar à Força Aérea Norte-Americana, maior flexibilidade de entregar suprimentos e tropas em regiões remotas do mundo, que podem não ter a infraestrutura tradicional, como longas e pavimentadas vias. Incluídos no prêmio ganho pela equipe de pesquisa estavam não somente o Fixed Wing Project da NASA Aeronautics Research Mission Directorate, mas também a Boeing Research & Technology, Lockheed Martin, Advanced Technologies, Inc., e Williamns International.

Desde que os esforços de pesquisa começaram em 2002, a AFRL e seus parceiros desenharam, testaram e validaram a tecnologia para uma eficiente decolagem e pouso de aeronaves em curto espaço. O interesse primário da NASA está no uso da tecnologia dupla e de sua potencial aplicação para companhias aéreas no futuro. A NASA contribuiu com ferramentas computacionais, com o túnel de vento, com o simulador e com o conhecimento aerodinâmico no Langley Research Center em Hampton, Va. e no Ames Research Center em Moffett Field, na Califórnia. Os pesquisadores testaram alguns conceitos no National Transonic Facility do Langley da NASA e o Subsonic Tunnel de 14 por 22 pés. Eles também usaram o Vertical Motion Simulator do Ames da NASA para avaliar as qualidades do voo e os esquemas de controle para um transporte avançado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2482.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo