Equipe ARIA da NASA Cria Mapa Que Mostra o Resultado da Inundação Causada Pelo Furacão Dorian nas Bahamas

Enquanto que muitas missões da NASA estão rastreando o furacão Dorian à medida que ele avança pelos EUA, alguns pesquisadores estão observando o que o Dorina já deixou para trás.

A equipe do Advanced Rapid Imaging and Analysis, ou ARIA, no Jet Propulsion Laboratroy em Pasadena na Califórnia, usou dados de radar de abertura sintética  do satélite Sentinel-1 da constelação Copernicusa da ESA para produzir o mapa de inundação das Bahamas. A cor azul mais brilhante indica áreas que foram provavelmente inundadas quando os dados foram adquiridos em 2 de Setembro de 2019. Em particular, o mapa mostra a inundação ao redor e na própria Marsh Harbour, nas Ilhas Abaco.

O mapa cobre uma área de 176 x 176 quilômetros, mostrada pelo polígono vermelho. Cada pixel mede cerca de 30 metros de diâmetro. As autoridades podem usar mapas como esse para guiar e identificar áreas que estão provavelmente experimentando uma inundação.

A NASA trabalha para alavancar o poder da nossa visão da Terra a partir da aeronaves espaciais e de pesquisa para ajudar as comunidades ao redor do mundo no planejamento e na recuperação de uma grande gama de desastres, desde terremotos até incêndios e eventos climáticos extremos como furacões. O Disasters Program da NASA, é parte do Earth Science Division no Science Mission Directorate, e reúne conhecimentos de toda a agência quando ocorre um desastre para fornecer produtos de informação para equipes de emergência.

A ESA forneceu os dados originais de satélite usados para fazer o mapa. A equipe ARIA da NASA analisou os dados e produziu o mapa. O Disasters Program da NASA financiou a produção do mapa.

Para mais informações sobre a ARIA, visite:

https://aria.jpl.nasa.gov/

Para mais informações sobre o Disasters Program da NASA, visite:

https://disasters.nasa.gov/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7493

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.