Enquanto o Ano Não Começa: Plutão e WISE!!

E vamos levando esse novo ano. A Unidos da Tijuca já pensa no próximo mistério para encantar o público no ano que vem, parabéns a todos pelo belo desfile. Muitas notícias pipocando para nos fazer pensar no sentido da vida, ou talvez em coisas com menos profundidade.

Nessa semana se comemorou os 80 anos da descoberta de Plutão. E até hoje ainda gera dúvidas sobre o que ele realmente é. Em 1905 a caçada por Plutão já havia começado, Percival Lowell o mesmo dos canais de Marte propôs a hipótese de um objeto, o qual chamou de Planeta X na parte externa do sistema solar. Lowell morreu sem saber da descoberta do planeta que se deu em 18 de Fevereiro de 1930 por Clyde Tobaugh. Por meio da análise de duas fotografias feitas no Observatório Lowell ele pôde observar um pequeno ponto se movendo contra o fundo estrelado. A órbita de Plutão tem fatos interessantes. O planeta leva 248 anos terrestres para dar uma volta ao redor do Sol, sua órbita é muito inclinada 17.1 graus e parte da órbita se dá dentro da órbita de Netuno. Além disso, outro fato curioso é que Plutão possui um satélite, Caronte, que é proporcionalmente o maior satélite do sistema solar se comparado com o planeta que o hospeda. Nesses 80 anos, muito se avançou no entendimento sobre Plutão e seu satélite, recentemente o Hubble revelou imagens do planeta onde é possível observar movimentos causados por ventos. Porém o grande salto para o estudo de Plutão acontecerá em 2015 com a chegada da sonda americana New Horizons nos confins do sistema solar. Enquanto isso vamos ficando com a história e com as imagens do Hubble.

Relato do descobrimento do planeta Plutão.

Imagens recentes de Plutão, mostrando toda a atividade do planeta, feita pelo Telescópio Espacial Hubble.

Para além do sistema solar, coisas interessantes também estão acontecendo e sendo testemunhadas por muitos pesquisadores. Alguns deles, que fazem parte do fabuloso projeto WISE, que em inglês é Wide-field Infrared Survey Explorer, observaram um grande conjunto de imagens feitas por essa sonda recentemente. Entre as imagens pode-se destacar o cometa Siding Spring que de maneira casual cruzou o campo de visão da sonda e foi assim registrado em infravermelho.

Essa sonda da NASA tem a particularidade de ser muito sensível às regiões quentes que permeiam as zonas de formação de estrelas. Desse modo, foi possível registrar essa bela imagem da NGC 3603

Outra imagem impressionante enviada pela WISE foi a da galáxia de Andromeda. Na imagem em infravermelho é possível distinguir regiões distintas de acordo com a idade das estrelas. Na imagem, as estrelas jovens aparecem amarelas e vermelhas, mostrando que a poeira que as envolve é iluminada pelo seu brilho jovial. Já as estrelas maduras aparecem na coloração azulada.

Por fim uma imagem que nos mostra como o universo é verdadeiramente grandioso. Esse aglomerado de galáxias está localizado na constelação da Fornalha e apresenta dezenas de galáxias gigantescas e centenas de outras galáxias menores. Isso nos faz realmente pensar sobre a nossa verdadeira posição no universo.

Fontes:

Plutão:

http://www.space.com/scienceastronomy/pluto-discovered-80-years-ago-100218.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+spaceheadlines+(SPACE.com+Headline+Feed)&utm_content=Twitter

http://www.space.com/php/multimedia/imagedisplay/img_display.php?pic=050215_pluto_announce_02.jpg&cap=The+announcement+of+Pluto’s+discovery,+put+out+by+the+Lowell+Observatory+a+few+weeks+after+the+observations+had+been+made+and+analyzed.+Credit:+Lowell+Observatory

WISE:

http://www.astronomynow.com/news/n1002/18WISE/

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2010-052&icid=’MostViewSub’

http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/main/index.html

http://wise.ssl.berkeley.edu/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.