Encélado Imponente na Frente dos Anéis de Saturno

A bela imagem acima mostra o satélite natural Encélado de Saturno vagando perto dos anéis do planeta, que brilham intensamente refletindo a luz do Sol. Abaixo da sua crosta congelada, Encélado esconde um oceano global de água líquida. O que se pode ver no polo sul do satélite, é a pluma de partículas de gelo de água e outros materiais que constantemente é ejetada do oceano por meio de fraturas encontradas na crosta congelada de Encélado. O ponto brilhante, à direita de Encélado é uma estrela distante.

Essa imagem foi feita na luz vizível com a câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 6 de Novembro de 2011, a uma distância aproximada de de 145 mil quilômetros de Encélado.

A sonda Cassini encerrou sua missão no dia 15 de Setembro de 2017.

A missão Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, ESA, e ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerenciou a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações da imagem da Cassini fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para maiores informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite: https://saturn.jpl.nasa.gov e  https://www.nasa.gov/cassini. O site da equipe de imagens da Cassini é o: http://ciclops.org.

Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/all-aglow

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.