Eclipse Visto do Espaço

Hoje quando começar o eclipse anular do Sol milhares de pessoas estarão pondo em prática meses ou talvez anos de preparação. Mas não só na superfície da Terra é que as coisas estão sendo preparadas para esse momento. No espaço a missão conjunta entre as agência espaciais NASA/JAXA está preparando o seu satélite Hinode para acompanhar esse fenômeno único. Os cientistas normalmente usam os eclipses para calibrar os instrumentos no telescópio focando o instrumento na borda da Lua enquanto nosso satélite cruza o disco do Sol e assim medindo o quão nítida aparecem as imagens. Além disso os cientistas usaram o telescópio de raios-X do Hinode para fazer imagens dos vales e dos picos da superfície lunar durante o eclipse. A imagem acima foi feita pelo Hinode durante o eclipse solar de 6 de Janeiro de 2011.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2012/02/space-photo-of-the-day/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.