fbpx

Eclipse Anelar do Sol Observado Através de Uma Câmera Pinhole Natural

A imagem acima mostra como o eclipse anelar do Sol do dia 20 de Maio de 2012 foi observado entre as folhas das árvores que agem na verdade como múltiplas das chamadas câmeras pinhole. Essa imagem foi feita por David Wilson em San Diego na Califórnia com o eclipse em 80% de seu máximo.

Nas câmeras do tipo pinhole, as imagens invertidas são formadas pela simples projeção geométrica dos raios através das pequenas lacunas existentes entre as folhas das árvores.

Para que se tenha uma imagem clara é necessário que os buracos sejam pequenos se comparados com a distância entre eles e o local onde a imagem está seno projetada. Quanto menor o buraco mais detalhe do objeto imageado é possível observar, mas somos penalizados pelo fato do objeto imageado ficar cada vez mais apagado.

Imagens solares são quase sempre observadas entre as folhas das árvores no chão, mas sempre passa desapercebida dos nossos olhos, a não ser num momento especial como esse, ou seja, no momento de um eclipse solar.

Fonte:

http://www.atoptics.co.uk/fz778.htm

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.