E O Iceberg Tabular Continua Fazendo Sucesso!!! Novas Fotos E Vídeo Lançados Pela NASA

O mundo realmente parou e ficou em choque com as fotos do iceberg tabular, e para satisfazer a vontade do povo, a NASA lançou novas imagens desse e de outros icebergs. Só para deixar claro que isso é a coisa mais normal do mundo, um iceberg de forma tabular.


As imagens foram feitas pela missão IceBridge da NASA, essa missão é composta por uma frota de aeronaves, que tem como objetivo estudar o gelo polar da Terra, medindo as mudanças anuais na espessura do gelo no mar, das geleiras e das plataformas de gelo. Esse é o projeto de estudo aéreo mais longo que se tem dedicado para o estudo do gelo na Terra, e o principal objetivo é entender as conexões entre as região polares e o sistema climático global.


No dia 16 de Outubro de 2018, um avião decolou para estudar as mudanças na Larsen A, B e C, mas o que chamou a atenção mesmo, foi o iceberg de forma peculiar que assim que teve sua imagem publicada, viralizou nas redes sociais. O iceberg tabular, foi fotografado perto da Larsen C, uma plataforma congelada que tem o tamanho de Delaware, e que ficou famosa por se soltar da Península Antártica em Julho de 2017.


“Eu achei isso bem interessante, eu normalmente vejo icebergs com as bordas retas, mas eu nunca tinha visto um assim, com dois cantos com ângulo reto”, disse Jeremy Harbeck, cientista da missão IceBridge.
As novas imagens publicadas pela NASA mostram a borda do iceberg viral, outro iceberg um pouco menos quadrado, e o A68, o filho da Larsen C, bem a distância.


“Eu na verdade estava mais interessado em capturar o iceberg A68 que iríamos sobrevoar, mas achei o iceberg tabular muito interessante e fotogênico e resolvi fazer algumas fotos”, disse Harbeck.
As imagens mostram o iceberg tabular com um diâmetro de aproximadamente 1.6 km com bordas limpas que indicam que ele provavelmente se partiu recentemente. Mas como um iceberg acaba assumindo uma forma uniforme como essa?


Icebergs se formam quando o peso de um grande pedaço se solta de uma geleira, de uma plataforma de gelo, ou até mesmo de um iceberg maior. Apesar desse iceberg parecer perfeito demais para ser formado pela natureza, icebergs tabulares são relativamente comuns, como o que acontece na Pobeda Ice Island que forma esse tipo de iceberg periodicamente na costa leste da Antártica.


Os icebergs não tabulares são aqueles que a gente tende a pensar que são os mais tradicionais, mas tanto os icebergs tabulares como os não tabulares têm algo em comum, eles provavelmente possuem uma forma mais geométrica abaixo da superfície, e daí, não importa que sejam bonitos, todos eles são um risco para embarcações.


Fonte:


https://www.iflscience.com/environment/nasa-releases-more-pics-of-that-baffling-rectangular-iceberg-with-a-perfectly-logical-explanation/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.