fbpx
29 de fevereiro de 2024

Imagem da Sonda LRO Mostra Dobra Saliente Em Forma Peculiar na Região da Cratera Tsiolkoskiy na Lua


O mar da cratera Tsiolkoviskiy parece num primeiro momento extremamente plano e suave. Mas se você começar a olhar com cuidado, você pode encontrar muitas feições tectônicas deformando essa grande planície, fissuras de extensão, cadeias de dobramento clássicas e cadeias de dobramento especiais que têm uma forma de um bulbo convexa.

A imagem principal desse post, mostrada acima mostra uma porção de uma estreita cadeia de dobramento em forma de bulbo, que tem entre 60 e 100 metros de largura, se estende na direção nordeste até a borda do mar. Cadeias de dobramento são comuns nos mares lunares e acredita-se que sejam um tipo de falha de compressão. Essas cadeias normalmente têm um talude íngreme de um lado e um talude raso do outro. Nesse caso, a cadeia parece ter uma forma curva uniforme. Condições tectônicas locais como a espessura do mar, a direção da tensão e a resistência da camada afetam a forma final da cadeia. Como essa cadeia tem uma forma única, ela está agora sendo considerada um alvo para futuras imagens estereográficas da câmera NAC. A partir desse novo par de imagens estereográficas, os cientistas farão um mapa topográfico detalhado, que permitirá aos especialistas em tectônica entenderem da melhor forma possível a natureza dessa feição e adicionar assim mais conhecimento ao nosso entendimento sobre o tectonismo da Lua.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/503-Bulging-Wrinkle.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo