Divulgada a Primeira Imagem Feita Pela MESENGER A Primeira Sonda na Órbita de Mercúrio

No início da manhã do dia 29 de Março de 2011, a sonda MESSENGER capturou essa histórica imagem do planeta Mercúrio. Essa imagem é a primeira obtida por uma sonda em órbita do planeta mais interno e mais próximo do Sol. Nas seis horas seguintes, a MESSENGER adquiriu 363 imagens adicionais antes de começar a mandar os dados para a Terra. A equipe da MESSENGER está atualmente observando os novos dados que estão chegando. No dia 30 de Março de 2011 as imagens serão apresentadas durante uma conferência para a imprensa.

A cratera cheia de raios que domina a imagem na sua porção superior é a Debussy. A cratera menor, a a Matabei com seus raios negros incomuns, é observada a oeste da Debussy. A porção inferior da imagem está próxima do polo sul de Mercúrio e inclui uma região da superfície de Mercúrio nunca antes vista por nenhuma sonda que visitou Mercúrio. Essa imagem pode ser comparada com a imagem planejada para ver a região recentemente imageada ao sul da Debussy (abaixo). Durante os três próximos dias, a MESSENGER irá adquirir 1185 imagens adicionais em apoio das atividades de fase de comissionamento do MDIS. A primeira fase científica da missão que terá a duração de um ano começará em 4 de Abril de 2011 e as observações orbitais planejam que o MDIS adquira mais de 75000 imagens com o objetivo de atingir os objetivos científicos da missão MESSENGER.

No dia 18 de Março de 2011, a MESSENGER se tornou a primeira sonda a orbitar o planeta Mercúrio. A missão está atualmente na sua fase de comissionamento durante a qual a sonda e os instrumentos realizam uma série de atividades pré-programadas para verficar o desempenho dos componentes da sonda. Durante a missão primária de um ano da sonda, os sete instrumentos científicos da sonda e a investigação via rádio irão revelar a história e a evolução do planeta mais interno do Sistema Solar. Para saber por que Mercúrio foi o planeta escolhido para tal missão acesse: http://messenger.jhuapl.edu/why_mercury/index.html

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/messenger/multimedia/mercury_orbit_image.html

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=432

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.