Diferentes Visões do Apennines na Lua

A imagem acima mostra outra visão dos chamados Apennines da Lua. A imagem da direita foi feita desde a Terra, por um astrônomo, e foi integrada ao dado digital de elevação do terreno obtido pela sonda LRO para produzir múltiplas visões de diferentes direções. As sombras observadas na imagem original, como as sombras geradas foram todas retiradas no momento de renderizar a imagem 3D. O astrônomo não disse, mas aparentemente não existe a aplicação de nenhum exagero vertical na imagem. Na visão localizada abaixo e a esquerda, olhando desde o Mare Imbrium para leste, os Apennines parecem baixos e como se fossem uma parede contínua, e nada lembram as escarpas elevadas que geram sombras pontiagudas em imagens com o Sol baixo. Quase todas as feições topográficas da Lua parecem menos espetaculares do que quando são observadas com o Sol numa posição baixa no horizonte lunar local.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/April+16%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.