fbpx

Detalhe Das Crateras Com Depósitos Brilhantes de Radar Em Mercúrio

A órbita altamente excêntrica da sonda MESSENGER, que passa baixo sobre a região polar norte de Mercúrio, permite imagens de maior resolução da superfície da porção norte de Mercúrio do que da porção sul do planeta. Mostrado acima está uma porção da imagem abaixo, a grande cratera de 100 km de diâmetro no centro está localizada nas coordenadas 72.5? N e 67.4? E e foi recentemente denominada de Stieglitz em homenagem ao fotógrafo americano Alfred Stieglitz. De particular interesse podemos notar as crateras que abrigam feições brilhantes de radar em baixas latitudes, estendendo até 67? N, e as muitas crateras menores que abrigam depósitos brilhantes de radar. As crateras de baixa latitude e as crateras pequenas fornecem um ambiente desafiante termicamente falando para que o gelo de água exista. Uma fina camada isolante é provavelmente necessária para cobrir e para diminuir a temperatura desses depósitos se eles são de gelo de água. Contudo, as crateras menores e as localizações de latitude mais baixa podem ser um desafio para a estabilidade do gelo de água sobre extensos períodos do tempo geológico mesmo com essa cobertura.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=793

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.