Curiosity Rover: Um Ano Em Marte – Vídeo Relembra Momentos Desde a Sua Construção Até o Anúncio das Maiores Descobertas

observatory_150105Dia 6 de Agosto de 2013 fará um ano que o rover Curiosity pousou em Marte. Um momento que será lembrado para sempre. Momento de emoção no centro de controle, momento de orgulho de todos que trabalharam na construção do rover mais querido de todos os tempos. Mas o pouso não foi o começo e muito menos o fim do trabalho.

O vídeo acima foi feito para esse momento de comemoração de um ano do Curiosity em Marte. O vídeo começa mostrando a fase construção do rover, os testes, a instalação dos softwares, dos equipamentos, os testes de campo a construção do sky crane, do escudo de calor, e tudo mais. Depois o vídeo mostra o momento de lançamento do Curiosity rumo a Marte, um momento de emoção também. Nove meses depois o pouso, o vídeo relembra os momentos de emoção e de comemoração de toda a equipe, quando recebem a mensagem que tanto esperavam: Touchdow Confirmed! We are safe on Mars!

Mas foi a partir do pouso que a parte científica da missão começou. A partir do pouso o vídeo acima mostra parte das conferências de imprensa onde as maiores descobertas foram realizadas. Entre elas com certeza, o fato do rover ter descoberto os sedimentos de fluxo, é até agora a mais importante. Esse fluxo de água doce é o que moldou o ambiente para que ele fosse no passado apto a receber a vida microbiana, ou como disse um dos pesquisadores do Curiosity, a água que correu ali poderia ser bebida em problemas.

Assista o vídeo acima e se emocione novamente com mais esse marco na exploração espacial.

“A Curiosidade é a paixão que nos guia através de todos os dias de nossas vidas. Nós nos tornamos cientistas e exploradores graças à necessidade de responder a difíceis questões e de realizar descobertas”, esse é o texto escrito por Clara Ma, que participou e ganhou o concurso que na época deu nome ao rover.

Vida longa e próspera Curiosity!!

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo