Coroando a Glória da Missão Mars Express Com Uma Bela Imagem da Calota Polar Norte de Marte

Mars_north_polar_ice_cap_node_full_image

observatory_150105Um redemoinho de gelo cortado por vales escuros em espiral  coroa o polo norte de Marte, como pode ser observado nessa imagem da sonda Mars Express da ESA.

O mosaico acima foi feito com 57 imagens separadas obtidas pela High Resolution Stereo Camaera  na sonda Mars Express da ESA, durante toda a sua missão que celebrou no dia 5 de Junho de 2013, 10 anos de atividade, desde o lançamento. As imagens foram feitas durante toda a missão, quando a sonda Mars Express estava no seu ponto da órbita mais próximo do planeta Marte a aproximadamente entre 300 e 500 km de altura.

A calota polar tem um diâmetro aproximado de  1000 km e é vista acima em uma projeção estereográfica polar. Graças ao equipamento de GPR (Ground Penetrating Radar) da sonda, os cientistas sabem que as camadas de gelo de água se estendem a uma profundidade de aproximadamente 2 km abaixo da calota. As camadas resultam do derretimento sazonal e da deposição de gelo misturado com poeira.

O gelo de água é coberto por uma fina camada de dióxido de carbono que tem poucos centímetros a dezenas de centímetros de espessura. Durante os meses mais quentes de verão, a maior parte do gelo de dióxido de carbono se transforma diretamente em vapor e escapa para atmosfera, deixando para trás as camadas de gelo de água.

A cada inverno a calota de gelo cresce adicionando entre 1.5 a 2 metros de gelo seco, com depósitos sazonais de gelo se estendendo até a latitude de 45 graus sul.

Ventos fortes nos polos acredita-se sejam os responsáveis por moldar os vales espirais que parecem um cata-vento ao redor da calota polar.

Se chocando com as espirais na parte inferior esquerda da imagem está uma profunda chasma de 318 km de comprimento e 2 km de profundidade chamada de Chasma Boreale. O cânion se formou antes dos vales espirais, tornando-se cada vez mais profundo à medida que novos depósitos eram gerados à sua volta.

O vídeo abaixo mostra que o assoalho da Chasma Boreale é coberto por dunas de areia escura polvilhado com uma cobertura de gelo branco.

O mosaico acima foi lançado na ocasião do aniversário de 10 anos da sonda Mars Express.

Fonte:

http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Crowning_glory

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo