fbpx

Conhecendo a Lua: O Mare Humboldtianum

<

Localizado ao longo do limbo nordeste da Lua (centrado em cerca de 56,8 N, 81,5 E), Bacia Humboldtianum é uma região de interesse para a NASA. Os dados mostram que a bacia de 650 quilômetros de diâmetro tem cerca de 4,5 km de profundidade. A Bacia Humboldtianum teria sido formado durante Período Nectarian da Lua, aproximadamente entre 3,92-3,85 bilhões de anos atrás. Muitas outras bacias de impacto multi-anel parecem ter se formado durante este período de tempo, incluindo a Bacia Crisium.

No anel interno da Bacia Humboldtianum temos o Mare Humboldtianum (Mar de Humboldt), e dados obtidos por sondas revelam que ele tem um piso relativamente suave e mais jovem que o restante da bacia, formado provavelmente durante o período Imbrian entre 3,8-3,6 bilhões de anos atrás.

Mare Humboldtianum (273 Km de diâmetro) é uma antiga bacia de impacto, cujo anel interno foi inundado por basalto sendo uma região de difícil visualização por situar-se na zona de libração.

Nesta excelente foto, o astrofotógrafo Jairo Amaral teve a sorte de captar a imagem do Mar numa libração favorável e ele se mostra de maneira bem destacada como uma mancha escura no centro da borda superior.

Mare Humboldtianum foi nomeado em homenagem ao explorador Alexander von Humboldt (1769-1859) e é um dos dois únicos mares lunar com o nome de pessoas, sendo o outro Mare Smythii dado em homenagem ao astrônomo britânico William Henry Smyth (1788-1865).

Telescópio:Meade ACF 8″

Câmera: The Image Source, DMK 21 AU 618 AS

Software: Registax 6 + AS!2

Accessories: Barlow 3X

Data: 18 de julho de 2013 Hora: 19:07

Local: INPE, São José dos Campos, São Paulo, Brazil

Fonte: LROC/NASA

Adaptação: Avani Soares

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo