Conhecendo a Lua: A Cratera Petavius

Petavius

Longitude: 60.4º Leste

Latitude: 23.3º Sul

Quadrante: Sudeste

Área: Sul do Mare Fecunditatis

A cratera Petavius de 177 km, tem uma profundidade de 4500 metros. Na sua zona central apresenta um complexo de vários picos que atingem alturas de até 2700 metros. Petavius tem uma característica que o torna único: uma rachadura afiada que corta o fundo da cratera, a partir do pico central para a borda sudoeste além de outras rachaduras irradiando dos picos centrais.

Manchas uniformes e escuras são associadas com fissuras no lado norte, e num local perto da borda sul que está relacionado com duas pequenas cúpulas (domos) marcadas por um poço (assinaladas pelo círculo). São estes pontos depósitos vulcânicos piroclásticos uniformes (cinza) ou fluxos de lava para o mar? Com o sol alto, a vista revela que essas manchas são tão escuras como as lavas do mar, mas as imagens multi-espectrais tomadas pela sonda Clementine mostram uma coloração azul recém-depositada que é característica do material que forma os mares e por outro lado, não mostra a cor vermelha que distingue os depósitos piroclásticos.

Foto: Conrado Serodio – Observatório Antares – Santana de Parnaíba

Newton Sky Watcher 254 mm f/4,7 + Qhy 5L mono + Powermate 4X

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.