Conheça o Kwanzaa Tholus em Ceres

O que é um tholus? Tholus é um tipo de uma pequena montanha. Essas imagens mostram uma dessas feições no planeta anão Ceres, chamada de Kwanzaa Tholus. Kwanzaa, significa, as primeiras frutas, em Swahili, é um festival Afro-Americano, baseado em antigas celebrações de colheita africanas e que acontece todo ano de 26 de Dezembro até o dia 1 de Janeiro.

O Kwanzaa Tholus, mede cerca de 35 por 19 quilômetros e tem uma elevação de cerca de 3km acima do terreno ao redor. Pelo fato da montanha não surgir de forma aguda acima do solo, ela é difícil de ser observada no mosaico de imagens da esquerda, embora uma pequena sombra em forma de lua crescente pode ser vista. A imagem da direita mostra os dados de elevação, e então é possível ver o Kwanzaa Tholus de maneira mais proeminente.

A forma arredondada do Kwanzaa Tholus é típica desse tipo de feição, mais é diferente de outros exemplos encontrados em Ceres, como o Dalien Tholus e em Marte. Essa região é particularmente rica nesse tipo de feição. O mapa de Ceres mostra seis desses tholus e montes (montes são montanhas um pouco maiores), nessa região centrada em 32 graus norte e 327 graus leste, e algumas outras incluindo o famoso Ahuna Mons que está mais ao sul.

Os cientistas dizem que o Kwanzaa Tholus pode ter sido no passado tão proeminente quanto o Ahuna Mons, a montanha mais alta e mais notável em Ceres. O Ahuna Mons é provavelmente um criovulcão, formado pela acumulação gradativa de material congelado espesso que fluía lentamente. Pelo fato do gelo não ser forte o suficiente para preservar uma estrutura elevada por muito tempo, os criovulcões em Ceres, com o passar do tempo provavelmente colapsaram. Isso significa que o Kwanzaa Tholus e outras feições do tipo na área poderiam ser montanhas degradadas, que também se formaram a partir da atividade de criovulcanismo.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/kwanzaa-tholus-on-ceres

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.