Como Reciclar a Água e a Urina na ISS? – Chris Hadfield Desvenda Os Mistérios Pro Trás do Processo

observatory_150105Em mais um vídeo sensacional feito pelo Comandante da Estação Espacial Internacional Chris Hadfield, ele desvenda os mistérios por trás do Sistema de Recuperação de Água da ISS, o primeiro sistema de reciclagem de líquidos a voar no espaço e capaz de limpar quase toda a “água” (água utilizada, urina e suor) produzida pelos membros da tripulação de modo que ela possa ser usada novamente. Como Don Pettit, um antigo residente do laboratório orbital disse certa vez, “O café de ontem torna-se o café de hoje”.

Anteriormente, a estação espacial russa Mir, reciclava o suor dos cosmonautas, mas esse sistema a bordo da ISS pode reciclar cerca de 93% dos líquidos que ele recebe. O reciclador de água da ISS usa um destilador que parece um barril (veja imagem abaixo). Na Terra, destilar é um processo simples, de ferver a água e esfriar o vapor d’água voltando-se a ter uma água pura. Mas sem a gravidade, os contaminantes na água nunca se separam do vapor não importando quanto você aqueça a água. Assim, o destilador gira rapidamente para produzir um campo de gravidade artificial enquanto ferve a água. Os contaminantes na urina ou na água usada para qualquer outra atividade são pressionados contra a parede do tambor enquanto que o vapor é reunido no meio do sistema e bombeado através de um filtro, conseguindo-se assim purificar a água e reutilizá-la na ISS.

nasa_water_treatment_system

Fonte:

http://www.universetoday.com/101775/an-inside-look-at-the-waterurine-recycling-system-on-the-space-station/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo