fbpx

Como A NASA Resolveu O Problema Para O Voo Do Ingenuity Em Marte Nessa Segunda-feira

Na segunda-feira dia 19 de abril de 2021, às 4:31 da manhã no horário de Brasília, a equipe do helicóptero Ingenuity irá tentar fazer a primeira tentativa de voar uma nave de forma motorizada e controlada em outro planeta. Todos estão otimistas de que o helicóptero irá conseguir levantar voo dessa vez em Marte, contudo, sempre é bom lembrar que tudo isso é um teste, então todos devem estar preparados para qualquer coisa que possa ocorrer.

O Ingenuity é um experimento de uma nova tecnologia. Sendo assim, o objetivo é aprender, e como não tem nenhum objetivo científico, ele pode dar errado que não tem problema, mas para fazer de tudo para que dê certo, cada etapa está sendo meticulosamente estudada.

Na última semana a equipe do Ingenuity testou duas soluções para tentar resolver o problema que acabou fazendo com que o watchdog timer interrompesse o teste das hélices em velocidade máxima antes do tempo, evitando que o helicóptero passasse do modo pré-voo para o modo de voo, no dia 9 de abril de 2021. A equipe do Ingenuity avaliou duas soluções para resolver o problema do helicóptero em Marte. Uma delas foi ajustar a sequência de comandos da Terra para alterar levemente o momento da transição e a segunda foi modificar e reinstalar o software de controle de voo existente no helicóptero, um software que foi testado na Terra por dois anos e estava estável e funcionando bem. A primeira solução necessitava adicionar alguns poucos comandos à sequência de operação de voo e foi testada tanto na Terra como em Marte. A partir dos testes dessa técnica no Ingenuity nos últimos dias, a equipe sabia que essa abordagem permitiria fazer a transição para o modo de voo e preparar para a decolagem do helicóptero, com uma precisão de 85%. Essa solução deixava o helicóptero seguro, caso a transição não desse certo. Na sexta-feira, dia 16 de abril de 2021 a equipe empregou essa solução para poder realizar o teste que fez com que as hélices do Ingenuity girassem na velocidade completa em Marte.

Essa solução é a menos disruptiva para o helicóptero que até o momento do problema que disparou o watchdog timer, estava se comportando bem, como o esperado na superfície de Marte. Essa é a solução mais direta, já que não era preciso mudar nenhuma configuração do helicóptero.

A equipe também sabe que se a primeira tentativa de voar o helicóptero em Marte, não funcionar na segunda-feira, eles podem tentar esses comandos novamente, com uma boa probabilidade que as tentativas subsequentes nos dias seguintes funcionem. Por essa razão a abordagem escolhida foi a mais direta.

Os engenheiros sempre possuem um plano B, então eles também trabalharam com a segunda solução, que iria precisar modificar e reinstalar o software do controle de voo do Ingenuity. O novo software está sendo transmitido até o rover Perseverance, que é a estação base do Ingenuity. Se a abordagem inicial não funcionar, o rover então irá enviar o novo software para o helicóptero. Os engenheiros então irão precisar de um tempo adicional de alguns dias para preparar para carregar e testar o novo software no Ingenuity, refazer os testes dos rotores com essa nova configuração e então preparar para a primeira tentativa de voo.

A equipe considera a tentativa do primeiro voo nessa segunda-feira, dia 19 de abril de 2021, como o lançamento de um foguete, tudo está sendo feito para que se tenha sucesso, mas todos sabem também que pode acontecer um scrub a qualquer momento e o teste ser adiado. Na engenharia sempre existe um componente de incerteza. Mas são os problemas que fazem com que se possa trabalhar em soluções inovadoras para resolver novos desafios.

O voo está marcado para acontecer às 4:30 da manhã da segunda-feira, dia 19 de abril de 2021, e poucas horas depois os dados começarão a chegar na Terra. Então a partir das 7:15 da manhã, no horário de Brasília a NASA fará uma transmissão ao vivo de dentro da sala de controle do JPL para mostrar se a solução funcionou, ou não, eu irei retransmitir essa live a partir das 7:30 no canal do Space Today no Youtube.

Fonte:

https://mars.nasa.gov/technology/helicopter/status/293/why-we-choose-to-try-our-first-helicopter-flight-on-monday/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .