Colisão Galáctica Brilhante É Registrada Pelo Telescópio Espacial Hubble

Galactic glow worm

observatory_150105Essa charmosa e brilhante galáxia, conhecida como IRAS 23436+5257, foi registrada pelo Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais, NASA e ESA. Essa galáxia está localizada na constelação do céu do hemisfério norte da Cassiopeia, que foi denominada assim, em homenagem a uma arrogante, vaidosa e ainda assim bela rainha mítica.

A estrutura contorcida, parecida com uma minhoca da galáxia, é o resultado muito provavelmente de uma colisão e da subsequente fusão de duas galáxias. Essas interações são muito comuns em todo o universo, e elas podem variar de interações menores envolvendo uma galáxia satélite sendo capturada por uma galáxia espiral, até colisões galácticas gigantescas. A fricção entre o gás e a poeira durante uma colisão podem ter efeitos gigantescos nas galáxias envolvidas, dando diferentes formas para as galáxias originais além de criar interessantes estruturas novas.

Quando você olha com calma e tranquilidade para o céu noturno, nem sempre é fácil registrar o dinâmico e vibrante ambiente com galáxias inteiras em movimento, girando como brinquedos de crianças e colidindo e se cruzando no céu. Os movimentos, logicamente são extremamente lentos e ocorrem durante períodos de milhões ou até mesmo bilhões de anos.

O resultado dessas colisões galácticas ajuda os cientistas a entenderem como esses movimentos ocorrem e o que pode estar guardado para a nossa própria galáxia que está em rota de colisão com a vizinha galáctica, a Messier 31.

Uma versão dessa imagem entrou no Hubble’s Hidden Treasures, uma competição de processamento de imagens, pelo competidor Judy Schmidt. O Hidden Treasures foi uma iniciativa criada para convidar os entusiastas da astronomia para pesquisar no arquivo de imagens do Hubble por belos exemplos que nunca antes tinham sido vistos pelo público em geral. A competição já foi finalizada e os resultados foram publicados aqui: http://www.spacetelescope.org/announcements/ann1211/

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1311a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo