fbpx

Colisão de Aglomerados De Galáxias Pesados Separa Galáxias e Matéria Escura

A collision of massive galaxy clusters located about 2.4 billion light years from Earth.

observatory_150105A imagem composta acima mostra a distribuição da matéria escura, galáxias e gás quente no núcleo do aglomerado de galáxias em fusão Abell 520, formado a partir de uma violenta colisão de massivos aglomerados de galáxias e que está localizado a aproximadamente 2.4 bilhões de anos-luz de distância da Terra.

Dados obtidos pelo Observatório de Raios-X Chandra, da NASA mostram o gás quente nos aglomerados em colisão em verde. O gás fornece evidências que uma colisão está acontecendo. Dados ópticos obtidos pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA e pelo Telescópio Franco-Canadá-Havaí (CFHT), no Havaí são mostrados em vermelho, verde e azul. A luz das estrelas das galáxias dentro dos aglomerados, derivada de observações feitas pelo CFHT e suavizadas para mostrar a localização da maior parte das galáxias é mostrada em laranja.

As áreas coloridas em azul apontam os locais da maior parte da massa no aglomerado, que é dominado pela matéria escura. A matéria escura é uma substância invisível que constitui a maior parte da massa do universo. O mapa de matéria escura foi derivado das observações feitas com o Hubble, detectando quanto da luz proveniente dos objetos distantes é distorcida pelos aglomerados de galáxias, um efeito chamado de lente gravitacional. A distorção das cores azul e verde no centro da imagem revelam que uma aglomeração de matéria escura reside perto da maior parte do gás quente, onde poucas galáxias são encontradas.

Esses achados confirmam as observações prévias da matéria escura no aglomerado anunciada em 2007. O resultado poderia apresentar um desafio às teorias básicas da matéria escura que predizem que as galáxias deveriam ser ancoradas pela matéria escura, mesmo durante o choque de poderosas colisões.

Fonte:

http://phys.org/news/2013-02-dark-galaxies-ways-collision-hefty.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo