fbpx

Cinco Erupções Solares Em Dois Dias São Registradas Pelo SDO

De 23 de Fevereiro de 2012 até o dia 24 de Fevereiro de 2012, o nosso Sol produziu impressionantes cinco erupções solares, lançadas do topo, da base dos lados esquerdo e direito do disco solar. Quatro dessas erupções aconteceram num período de 24 horas.

Uma das erupções, um grande filamento magnético, entrou em erupção durante as primeiras horas do dia 24 de Fevereiro de 2012 e lançou a primeira das duas ejeções de massa coronal (CME) na direção da Terra.

A erupção do filamento, como observado no vídeo feito pelo Solar Dymamic Observatory (SDO) no comprimento de onda extremo do ultravioleta, formou uma divisão visível na atmosfera do Sol, onde o plasma foi expelido em ondas na direção oposta. O comprimento da localização do filamento original tem quase 400000 quilômetros, a distância entre a Terra e a Lua.

Filamentos solares são formados por materiais mais escuros e frios que flutuam acima da superfície do Sol suspensos por forças magnéticas. Quando eles aparecem sobre o limbo do Sol eles são chamados de proeminências.

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.