fbpx

Cerealia Facula

Cerealia Facula é conhecida também como os pontos mais brilhantes de Ceres, e é mostrado aqui nessa imagem de forma espetacular. A imagem de alta resolução foi feita pela sonda Dawn, a uma distância de apenas 34 quilômetros acima da superfície do planeta anão Ceres. Cerealia Facula tem cerca de 15 km de diâmetro, e fica localizado no centro da Cratera Occator que tem por sua vez, 90 km de diâmetro. Como outros pontos brilhantes, chamados de faculae, espalhados em Ceres, Cerealia Facula não é feita de gelo, mas sim um resíduo salgado com uma refletividade semelhante a de uma neve suja. O resíduo, acredita-se ser na sua maior parte formado de carbonato de sódio e de cloreto de amônia, e que se depositou ali a partir de uma salmoura localizada dentro ou abaixo da crosta de Ceres.

Impulsionada por um sistema de propulsão iônica avançada, numa missão de 11 anos, a sonda Dawn explorou o asteroide Vesta do Cinturão Principal de Asteroides do Sistema Solar, antes de viajar até Ceres. Mas em algum momento entre Agosto e Outubro de 2018, a sonda irá esgotar o seu combustível de hidrazina. A subsequente perda de controle da sua orientação resultará na perda de potência e na habilidade de se comunicar com a Terra. Enquanto isso, a sonda Dawn, continuará explorando de forma sem precedentes, o planeta anão Ceres e por fim permanecerá vagando na sua órbita, virando uma companheira desse pequeno mundo.

Fonte:

[https://apod.nasa.gov/apod/ap180719.html]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.