Cassini se Junta a Réia Para Observar os Anéis de Saturno

PIA12771

observatory_150105Orbitando no plano dos anéis de Saturno, as luas saturnianas têm uma visão perpétua do lado dos anéis do planeta gigante gasoso. Claro, que enquanto passa perto do plano dos anéis, a sonda Cassini também compartilha essa bela perspectiva. Os próprios anéis finos deslizam através da parte central desse retrato feito pela Cassini em Abril de 2011. A imagem acima foi obtida com a sonda olhando em direção ao lado noturno de Saturno, que aparece na parte esquerda do frame acima e o lado iluminado pelo Sol  dos anéis aparece um pouco acima do plano dos anéis. No centro da imagem, com seus 1500 quilômetros de diâmetro, está Réia, a segunda maior lua de Saturno e a mais próxima da sonda, a aproximadamente 2.2 milhões de quilômetros de distância. À direita de Réia, está Encélado com seus 500 quilômetros de diâmetro está a aproximadamente 3 milhões de quilômetros de distância. Dione, está a 3.1 milhões de quilômetros da sonda Cassini à esquerda e aparece parcialmente bloqueado pelo lado noturno de Saturno.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130329.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.