fbpx

Cassini Registra Um Conjunto de Feições em Titã Com Seu Radar

Três das maiores dunas da superfície de Titã, crateras e a enigmática Xanadu aparecem nessa imagem de radar feita pela sonda Cassini da NASA. A área brilhante na esquerda que se estende para a parte inferior central da imagem marcar a borda noroeste da Xanadu, uma feição de tamanho continental centrada próxima do equador do satélite. Na parte superior direita está a cratera Ksa, vista pela Cassini pela primeira vez em 2006. As linhas escuras cruzando entre essas duas feições são dunas lineares similares às dunas de areia encontradas na Terra no Egito e na Namíbia.

Os campos de dunas de Titã, a maior lua de Saturno, dá praticamente uma volta em seu globo nas latitudes aproximadas de 30 graus norte para 30 graus sul, com uma notável exceção da Xanadu. Nessa imagem as dunas se sobrepõem muito pouco à Xanadu. Elas também são mais largamente separadas e descontínuas na borda, uma característica típica das dunas na Terra onde o suprimento de areia é limitado. Os ventos também sopram ao redor das dunas ou terminam em outras feições menores como a Ksa.

O instrumento Titan Radar Mapper da Cassini adquiriu essa imagem de abertura sintética de radar (SAR), centrada nas coordenadas de 11? N e 74?W no dia 21 de Junho de 2011. A imagem cobre uma área de 350 quilômetros de altura por 930 quilômetros de largura com uma resolução de aproximadamente 350 metros por pixel. O norte está para cima e a imagem é iluminada de cima. O ângulo de incidência varia entre 15 e 30 graus.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14500

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .