fbpx

Cassini Fotografa Pequeno Satélite Atlas de Saturno Rumo À Sombra do Planeta Gigante


A imagem incrivelmente nítida acima mostra o pequeno satélite Atlas de Saturno entrando na sombra do planeta gigante na parte superior esquerda da imagem. A forma alongada básica do satélite é facilmente detectada nessa imagem.

A figura abaixo mostra o satélite de Atlas de outro ponto de vista.

O satélite Atlas, que tem 32 quilômetros de diâmetro, aparece na imagem acima como um ponto brilhante no Anel F de Saturno que também encara a escuridão.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini apontando para o lado não iluminado dos anéis a uma distancia de 30 graus acima do plano dos anéis de Saturno.

A imagem foi feita usando os comprimentos de onda visíveis da luz com a chamada câmera NAC da sonda Cassini. No momento da foto, em 19 de Janeiro de 2007, a sonda Cassini encontrava-se a uma distância estimada de 1.2 milhões de quilômetros de Atlas. A escala da imagem é de 7 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://www.planetaryrings.com/2011-09-05/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .