fbpx

Cassini Flagra a Longa Sombra do Satélite Tetis Cruzando os Anéis de Saturno


A sombra da lua Tetis de Saturno se estica através do Anel A de Saturno antes de se apagar dentro do Anel B, na imagem acima a sombra pode ser acompanhada se estendendo em direção à parte inferior direita da foto.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini da NASA apontando na direção não iluminada dos anéis de uma altura aproximada de 27 graus acima do plano dos anéis. A sombra parece ser truncada pelo denso Anel B de Saturno. Tetis, com 1062 quilômetros de diâmetro não é visível na imagem acima.

Enquanto Saturno se aproximava de seu equinócio em Agosto de 2009, as luas planeta começavam a gerar sombras sobre os anéis devido à posição relativa do planeta, do Sol e dos satélites. Os dois pequenos vídeos ao final desse post retratam essa época e o que acontece nos anéis de Saturno.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini captando a luz visível através de sua câmera de ângulo aberto no dia 20 de Maio de 2009. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 1.4 milhões de quilômetros do planeta Saturno, com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 128 graus. A escala da imagem é de 82 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://dailyrings.org/2011-10-10/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .