fbpx
17 de setembro de 2021

Cassini Faz Nova Imagem de Dione


Na imagem acima, a sonda Cassini da NASA examina o lado do satélite Dione que fica voltado contra o planeta Saturno e mostra uma superfície repleta de crateras na parte leste da superfície do satélite.

O terreno cheio de feixes que consiste de abismos brilhantes no hemisfério principal do satélite que voltado para Saturno pode ser visto aqui no limbo da lua no lado esquerdo da imagem. O norte em Dione que tem 1123 quilômetros de diâmetro está para cima nessa imagem. Na imagem abaixo pode-se ver melhor esses feixes.

A imagem principal desse post foi feita com a sonda Cassini apontando na direção norte, para o lado iluminado dos anéis e um pouco acima do seu plano. A imagem foi feita captando-se a luz visível por meio da câmera de ângulo estreito da sonda Cassini, no dia 2 de Outubro de 2011. A imagem foi obtida a uma distância de aproximadamente 280000 quilômetros de Dione e com o conjunto, Sol-Dione-Cassini em fase com ângulo de 11 graus. A escala da imagem é de 3 quilômetros por pixel. Na imagem abaixo pode-se ver ainda uma visão do hemisfério sul de Dione em cores falsas.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14586



Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo