fbpx
25 de fevereiro de 2024

Cassini Faz Imagem Em Contraste Realçado dos Anéis de Saturno Em Busca de Raios Fantasmas


O contraste extremo mostrado nessa imagem do lado não iluminado dos anéis de Saturno é intencional. Imagens como essa de contraste realçado são usadas em Saturno para procurar por feições semelhantes a raios, linhas transientes fantasmas de poeira que já foram vistas em imagens do Telescópio Espacial Hubble e da sonda Voyager.

A aparente ausência de raios nessa imagem acredita-se esteja relacionada com o ângulo de elevação do Sol em relação aos planos de anéis. À medida que o verão avança no hemisfério sul de Saturno, o ângulo do Sol diminui, e desse modo, com essa configuração a aparição dos raios se torna mais favorável.

Em imagens do lado não iluminado, as regiões mais densas do anéis e as lacunas aparecem escuras, enquanto que as regiões menos densas e mais empoeiradas aparecem brilhantes.

A imagem acima foi feita capturando a luz no seu comprimento de onda do visível, com a câmera de grande angular da sonda Cassini em 3 de Agosto de 2005, a uma distância aproximada de 781000 quilômetros de Saturno. A escala da imagem acima é de 43 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://www.planetaryrings.com/2011-10-31/


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo