Cassini Completa Sua Turnê de Natal Pelas Luas Congeladas

Depois de realizar um sobrevoo de sucesso sobre a lua de Saturno Encélado, a sonda Cassini da NASA está enviando imagens tanto de Encélado como da lua próxima, Dione.

Algumas imagens mostram Encélado iluminado por trás, com o limite escuro da lua sendo coroado pelo brilho de jatos originados na região polar sul do satélite. As imagens mostram alguns jatos separados, ou conjuntos de jatos, emanando das fissuras conhecidas como listras de tigres. Os cientistas usarão as imagens para identificar a localização das fontes dos jatos na superfície e para aprenderem mais sobre suas formas e sua variabilidade.

O sobrevoo sobre Encélado aconteceu com a sonda Cassini passando a apenas 48 quilômetros acima da superfície do satélite no seu hemisfério norte. Os instrumentos de campo e de partículas da Cassini trabalharam na busca por partículas que podem formar uma tênue atmosfera ao redor de Encélado. Eles também tem a esperança de aprender se essas partículas podem ser similares àquelas que formam uma atmosfera apagada de oxigênio e dióxido de carbono ao redor de Réia, outra lua saturniana. Os cientistas estavam particularmente interessados no ambiente longe dos jatos que são emanados da região polar sul do satélite. Os cientistas também tem a esperança de que esse sobrevoo ajudará a entender a taxa de bombardeamento de micrometeoróides no sistema de Saturno e também estimar a idade dos principais anéis do planeta.

Aproximadamente oito horas antes de realizar o sobrevoo sobre Encélado, a Cassini também passou por Dione a uma distância de 100000 quilômetros. Durante esse sobrevoo, a sonda registrou imagens claras e intrigante de brilhantes fraturas na região conhecida como “terreno frágil”. Essas fraturas são cadeias tectônicas e falhas formadas pela atividade geológica que aconteceu na lua em algum momento de sua história. Os cientistas agora serão capazes de medir a profundidade e a extensão dessas fraturas de maneira muito mais precisa.

Fonte:

http://saturn.jpl.nasa.gov/news/cassinifeatures/feature20101221/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.