Câmera HiRISE da Sonda MRO Registra Feições de Erosão Próximo ao Polo Sul de Marte

Essa imagem da câmera HiRISE da sonda MRO mostra feições de erosão formadas por congelamento sazonal próximas ao polo sul de Marte.

Durante o inverno, as altas latitudes de Marte, ou seja, regiões próximas ao polo, geram depósitos de dióxido de carbono congelado que podem ter alguns metros de espessura. Na primavera de Marte, esses depósitos sublimam e se transformam em gás. O gás sublimado na base do depósito congelado pode mover a poeira subjacente e até mesmo causar a erosão de canais.

Esses canais formam uma grande variedade de estruturas, exemplos de estruturas como essas são apelidadas de “aranhas” pois muitos desses canais convergem dando a aparência de aranhas armadas.

Essa imagem forma um par estereoscópico com a imagem abaixo e a câmera HiRISE gerou assim um anáglifo, que pode ser acessado aqui (http://www.uahirise.org/anaglyph/singula.php?ID=ESP_023117_0980).

Fonte:

http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_022998_0980

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.