Câmera HiRISE da Sonda MRO Registra Belo Campo de Dunas em Marte

Claro que todo mundo está esperando que a sonda robô Mars Rover Curiosity comece a explorar a poeira marciana quando pousar na Cratera Gale entre 5 e 6 de Agosto de 2012. Mas enquanto isso não acontece, a câmera conhecida como High-Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da nave Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA continua a nos mostrar que existe muito mais em Marte para ser explorado.

Essa imagem espetacular mostra o parece ser um estranho acampamento extraterrestre em Marte. Infelizmente não estamos observando um festival de marcianos. Essa imagem mostra de fato, um impressionante campo de dunas se espalhando por uma planície polar norte de Marte.

As dunas são criadas pelos ventos soprando de forma principal de noroeste gerando montes de dunas com 100 metros de largura chamados de barchans. Como descrito no site oficial da câmera HiRISE, as dunas se localizam no topo de padrões poligonais e numerosos pedaços de rochas aparecem espalhados na região. A planície está localizada na latitude de 73 graus.

As dunas barchans são feições conhecidas na superfície de Marte e existem exemplos similares na Terra. As cristas pontudas dos barchans são criadas no talude oposto àquele que o vento sopra. A borda principal da duna é normalmente mais arredondada e tem um talude gentil. À medida que o tempo passa, essas dunas serão provavelmente observadas sendo derivadas pelo vento.

Marte está longe de ser um mundo morto geologicamente. Ele pode até não ter eventos tectônicos dramáticos como na Terra, mas a paisagem do Planeta Vermelho continua a ser moldada continuamente pelos ventos sazonais garantindo que qualquer futuro viajante que pouse em Marte, seja ele um robô, ou um ser humano tenha um mundo dinâmico e fascinante para explorar.

Fonte:

http://news.discovery.com/space/big-pic-mars-barchan-dunes-120717.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo