A Busca Pela Sonda Soviética Mars 6 No Solo de Marte

A imagem acima mostra a última tentativa feita pela câmera HiRISE na sua busca pela sonda soviética que pousou em Marte, a Mars 6. Na época a expectativa era que a sonda Mars 6 se chocasse com Marte às 09:11:05 UT do dia 12 de Março de 1974.

Infelizmente o contato com a Mars 6 foi perdido no momento em que ela deve ter se chocado com a superfície de Marte, contudo , dados transmitidos antes da falha de comunicação indicaram que os paraquedas foram abertos com sucesso. Isso deu aos cientista a esperança que eles um dia poderiam identificar o módulo de pouso perdido localizando o brilho branco do paraquedas da nave, que tem sido a coisa mais fácil de ser identificada nos locais onde as sondas têm pousado em Marte.

Esse é então o motivo pelo qual essa imagem foi feita. A equipe da Câmera de Contexto (CTX)  da sonda Mars Reconnaissance Orbiter observou um pequeno pedaço branco (na parte central direita da imagem), e então fizeram a sugestão para a equipe da câmera HiRISE de dar uma olhada detalhada no local. Uma vez que a equipe da câmera HiRISE examinou a imagem ela descobriu que a mancha branca era apenas um terreno relativamente mais brilhante que o terreno ao redor nessa região. Desse modo a busca pelo módulo de pouso perdido da sonda Mars 6 continua.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/02/mars-photo-of-day-feb-15-2012.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+marstravel%2FMarsPhoto+%28Mars+Photo+of+the+Day%29&utm_content=FeedBurner

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.