fbpx
26 de fevereiro de 2024

Boletim Solar – 25 de Dezembro de 2023

O Sol aumentou sua atividade nas últimas 24 horas, proporcionando-nos um dia interessante de erupções solares e filamentos. No início do período de observação (11h UTC de 24 de dezembro), o grupo de manchas solares AR3529 liberou uma erupção de classe M2.9. Poucas horas depois, ocorreu outra erupção de classe M2.6. Quase simultaneamente à erupção de classe M2.9, um enorme filamento ao norte dessa erupção se desprendeu do sol. Outro filamento irrompeu na extremidade leste, também quase simultaneamente à erupção de classe M2.6, do outro lado do sol. Embora essas erupções e filamentos tenham ocorrido quase simultaneamente, eles foram coincidentes. A erupção de classe M1.1 também teve uma ejeção de filamento ao mesmo tempo. Mas esses dois eventos ocorreram na mesma localização, então, nesse caso, eles estavam relacionados entre si. Houve várias outras erupções de filamentos menores e mais sutis. Vamos ver se o sol nos reserva mais emoções nos próximos dias!

A atividade solar atingiu níveis moderados com três erupções de classe M. O evento de maior magnitude foi uma erupção de classe M2.9 às 11h09 TUC do dia 24 de dezembro, proveniente da região AR3529. Essa região produziu uma erupção de classe M2.6 às 16h37 UTC. Uma erupção menor de classe M1.1 ocorreu na extremidade sudeste às 19h21 UTC. As três erupções causaram interrupções de rádio na África do Sul, América do Sul e Pacífico Sul, respectivamente. O sol possui sete regiões ativas voltadas para a Terra.

Próximas 24 horas: A previsão é de 95% de chance de erupções de classe C, 35% de chance de erupções de classe M e 5% de chance de erupções de classe X.

Uma grande ejeção de filamento ocorreu por volta das 11h UTC do dia 24 de dezembro, no noroeste, e produziu uma ejeção de massa coronal (CME) que está prevista para passar raspando pela Terra no dia 27 de dezembro. Outra ejeção de filamento, muito menor, ocorreu por volta das 15h UTC do dia 24 de dezembro e está sendo analisada para determinar se produziu uma CME com componente direcionado à Terra. Nenhuma outra CME direcionada à Terra foi observada nas imagens disponíveis.

O campo geomagnético da Terra está tranquilo no momento desta escrita (11h UTC de 24 de dezembro). Condições predominantemente tranquilas são esperadas para o restante do dia até 26 de dezembro. Níveis de tempestade ativa a G1 (leve) são esperados para 27 de dezembro devido ao impacto leve de uma CME do dia 24 de dezembro.

Fonte:

https://earthsky.org/sun/sun-news-activity-solar-flare-cme-aurora-updates/?utm_source=Earthsky.org

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo