fbpx

Bola de Fogo Massiva é Relatada ao Cruzar os Céus Americanos

Autoridades em alguns estados do meio oeste Americano foram inundados na noite da última quarta-feira (14 de Abril de 2010) com relatos de uma gigantesca bola de fogo nos céus.

Essa bola de fogo foi visível durante 15 minutos iniciando a sua observação as 10 horas da noite, disse o Serviço de Meteorologia Nacional. Ela foi vista na parte norte do céu se movendo de oeste para leste.

Antes de tocar o horizonte, ela se partiu em pequenos objetos e se perdeu o seu sinal. Alguns relatos contam sobre uma explosão violenta, principalmente na região da Highway 20, após o barulho pôde-se sentir em alguns desses lugares que as casas, as árvores e vários objetos balançaram.

A bola de fogo cruzou os céus do Missouri, Illinois, Indiana e Winsconsin. O vídeo aqui reproduzido mostra a bola de fogo no céu e depois o clarão que pode estar relacionado com a sua explosão. Não existe ainda nenhuma determinação oficial sobre o que é ou o que causou essa bola de fogo.

Contudo, existe uma chuva de meteoros denominada de Gamma Virginídeos que ocorre entre 4 de Abril e 24 de Abril, sendo que o pico é esperado para a próxima quarta ou quinta-feira (21 e 22 de Abril de 2010 respectivamente).

Um grande meteorito poderia causar a bola de fogo brilhante observada nesses estados americanos, os serviços oficiais dizem que não tem nenhum relato de que parte desse meteorito atingiu o solo. De acordo com a NASA um meteoro aparece quando um meteoróide, entra na atmosfera da Terra vinda do espaço sideral.

A fricção do ar esquenta o meteoróide então ele queima e cria uma cauda de gases e partículas derretidas. As pessoas normalmente chamam esses meteoros de bolas de fogo.

[youtube width=”739″ height=”600″]http://www.youtube.com/watch?v=YiE9rkuSecY[/youtube]

Fonte:

http://edition.cnn.com/2010/TECH/04/15/midwest.fireball/index.html

http://cs.astronomy.com/asycs/blogs/astronomy/2010/04/15/fireball-lights-up-midwest.aspx

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .