Bela Montagem Mostra o Sol e a Lua Nos Eclipses Solar e Lunar

Essa imagem digitalmente processada e composta de forma criativa compara dois famosos eclipses numa mesma imagem, o eclipse total da Lua, à esquerda, de 31 de Janeiro de 2018, e o eclipse total do Sol de 21 de Agosto de 2017. A Lua aparece perto do máximo do eclipse em ambas as imagens. Nos eclipses lunares, sua superfície permanece fracamente iluminada pela luz do Sol que refrata na atmosfera da Terra. Mas no eclipse solar, a Lua tem a sua silhueta destacada contra o disco brilhante do Sol, onde a superfície lunar, outrora escura é vista devido ao brilho da Terra, ou seja, a luz do Sol que reflete na Terra e ilumina a Lua. Pode-se ver também estrelas que aparecem em destaque em ambos os eclipses quando estão na totalidade. Durante o eclipse solar ainda é possível ver proeminências e jatos coronais ao redor do Sol. A fase total do Grande Eclipse Americano de 21 de Agosto de 2017, durou cerca de 2 minutos, ou menos dependendo da localização. Já a fase de totalidade do Eclipse Total da Lua Azul Sangrenta de 31 de Janeiro de 2018, durou cerca de 1 hora.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180209.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.