fbpx

Bela Imagem Mostra o Efeito “Glory” Registrado no Telescópio Canadá-França-Havaí

O Telescópio Canadá-França-Havaí cria uma sombra noturna nas nuvens que circundam o topo do monte Mauna Kea nessa imagem, criando um efeito atmosférico conhecido como “glory” ao redor de sua silhueta.

O efeito “glory” é produzido pela luz que é dispersada de volta, uma combinação de difração, reflexão e refração, para a sua fonte por nuvem constituída de gotículas de água de tamanho uniformemente distribuídos. O efeito “glory” só pode ser visto quando o observador está localizado diretamente entre o Sol e a nuvem de gotículas de água refratoras.

Essa imagem foi feita no dia 11 de Agosto de 2011, pela câmera de baixa luz Cludcam do CFHT, montada no exterior do observatório. Essa câmera captura imagens a cada 60 segundos desde o anoitecer até o amanhecer a cada dia, as imagens são subidas no site do CFHT como um vídeo diário de lapso de tempo. Abaixo como o exemplo, o vídeo relativo ao dia 15 de Agosto de 2011.

Fonte:

http://www.flickr.com/photos/lightsinthedark/6044064451/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .